Tudo sobre o inhame e o ciclo menstrual

  • Revisado por
    Patricia Amorim
    Idealizadora da Famivita


Muitas mulheres sofrem com problemas relacionados à sua saúde reprodutiva. Dentre tais problemas, é possível citar as menstruações com sintomas intensos, resistência à insulina e dificuldade de ovulação causadas pela Síndrome do Ovário Policístico (SOP), sintomas da menopausa ou mesmo a dificuldade de engravidar. Independente de qual condição surja no meio do caminho, é normal que as mulheres busquem formas de se livrarem delas.

Nos últimos anos, o movimento de mulheres que buscam uma alternativa mais natural e menos invasiva para esses problemas vem aumentando. Muito porque a ciência tem demonstrado sua eficácia, mas também porque não estamos mais tão dispostas a utilizar hormônios e medicamentos sem uma real indicação.

Nessa jornada, o inhame é um dos alimentos que vem se destacando, não só por seus benefícios nutricionais, mas também por seus efeitos nos hormônios femininos. Neste artigo vamos falar um pouco sobre essa raiz maravilhosa e o que ela pode fazer por nós.

1 – O que é inhame
2 – Inhame na saúde da mulher
3 – Como consumir o inhame

1 – O que é inhame

O inhame é uma raiz tuberosa da família da batata-doce, nativa da Ásia e África. Hoje é encontrada em abundância na região do Caribe e América latina. Existem, atualmente, 600 variedades conhecidas dessa raiz e 95% delas são encontradas na África. Além de ser altamente nutritivo, o inhame possui um sabor suave, o que o torna muito fácil de cozinhar e ser incorporado na alimentação.

O inhame é um alimento muito versátil e em algumas regiões do país ele está comumente presente no café da manhã.

Principais propriedades do inhame

Além de delicioso, o inhame é um alimento cheio de possibilidades e com o potencial de ajudar a melhorar a saúde. Por suas diferentes propriedades, o inhame é um aliado incrível no combate a diversas condições de saúde.

Para que possamos aproveitar tudo o que essa raiz incrível tem a nos oferecer, precisamos primeiro conhecer suas propriedades e de que forma elas nos servem.

  • Baixo índice glicêmico: quando consumido, o inhame demora algum tempo para ser absorvido pelo organismo. Essa propriedade faz com que a energia fornecida pelo alimento seja aproveitada por mais tempo, além de manter o nível de açúcar no sangue equilibrado. Essa propriedade torna o inhame uma excelente opção para pessoas que apresentam resistência à insulina.
  • Muito nutritivo: essa raiz contém grandes concentrações de potássio e magnésio, substâncias essenciais para o metabolismo, saúde dos ossos e saúde cardíaca. Além dessas substâncias, o inhame é rico em vitamina C e vitamina B5.

  • Assim como a batata-doce, o inhame é um alimento muito consumido antes dos treinos.

  • Ajuda a reduzir o açúcar no sangue: devido a sua abundância em fibras e baixo índice glicêmico, o inhame é um aliado de pessoas com resistência à insulina e diabetes. Um estudo demonstrou que suplementação com farinha de inhame diminui a absorção de açúcar pelo sangue.

    Pode aumentar a saúde do cérebro: o inhame é rico em diosgenina, uma substância que, dentre outras funções, tem demonstrado aumentar o crescimento neuronal e melhorar as funções cerebrais. Um estudo publicado em 2017 aponta que um grupo de pessoas que estavam suplementando com inhame, obtiveram notas melhores que o grupo que estava tomando placebo.

    É anti-inflamatório: o inhame é rico em substâncias antioxidantes, o que o torna um potente anti-inflamatório. Um estudo apontou que o consumo regular de inhame pode, inclusive, auxiliar no combate de doenças inflamatórias crônicas.

2 – Inhame na saúde da mulher

Além de todas essas propriedades mencionadas anteriormente, o inhame é um incrível aliado das mulheres que estão buscando uma melhora na fertilidade ou uma ajuda com os sintomas da menopausa. O inhame é rico em diosgenina, um fito-hormônio que atua no cérebro influenciando diretamente na produção hormonal.

Uma das variedades mais consumidas de inhame é o inhame-roxo.

A diosgenina possui propriedades estrogênicas, ou seja, ela estimula a produção do estrógeno e, consequentemente, o amadurecimento dos folículos e ovulação. Um estudo demonstrou que mulheres que substituíram o arroz pelo inhame durante um mês tiveram seus índices de estrona e estradiol aumentados em mais de 25%.

3 – Como consumir o inhame

Por ser um alimento, o inhame pode ser consumido de diferentes formas. Você pode prepará-lo no forno, cozido, frito ou mesmo utilizá-lo como ingrediente em bebidas (como batidas e chás). Além destas opções, você pode consumi-lo em forma de cápsula, como um suplemento.

Uma das receitas mais utilizadas para aumentar a fertilidade é o chá de inhame, feito com a casca do tubérculo.

Pensando em quem não tem muito tempo para ficar na cozinha ou não é muito fã de comer esse alimento, a Famivita desenvolveu Cápsulas de Inhame, um produto 100% natural para ajudar a equilibrar o ciclo.

Agora que você já conhece todos os benefícios do inhame, é só incorporar essa poderosa raiz na sua alimentação. Existem muitas maneiras de consumir e obter os benefícios do inhame. Caso você não se apaixone de primeira, não desista! Lembre-se, o inhame é um alimento com muito a oferecer e vale a pena investir nele.

Sobre a marca: A Famivita reinventa e abre caminhos para chegar à gravidez sem necessidade de recorrer a tratamentos complexos e caros. Todos os produtos são desenvolvidos em conjunto com especialistas em fertilidade, médicos e as próprias mães, tendo o devido reconhecimento perante a Anvisa. Você pode encontrar todos os produtos Famivita aqui e pode verificar histórias reais e de sucesso de mulheres que conseguiram engravidar usando os nossos produtos aqui.

Sobre a autora - Patricia Amorim: Mãe de Joana, de Eduardo e de Melissa com um total de 7 anos de experiência em tentativas para engravidar. Ela é a idealizadora da marca Famivita e de um dos maiores portais de maternidade do Brasil, o Trocando Fraldas, que conta mais de 3 milhões usuárias mensais. Seu canal do YouTube possui mais de 250 mil inscritas.