Inhame e suas propriedades

  • Revisado por
    Patricia Amorim
    Idealizadora da Famivita


Antigamente, tratamentos com hormônios eram a primeira e principal alternativa para mulheres com problemas envolvendo seus ciclos menstruais e ovulação. Felizmente, nos últimos anos, vem crescendo as opções naturais para tratarmos as irregularidades e desconfortos causados pelo desbalanço hormonal.

Uma dessas opções é o uso das propriedades de plantas, como ervas, frutas e raízes. O inhame é uma raiz muito popular na Ásia e África, sendo amplamente utilizado para diversos tratamentos naturais. No texto de hoje falaremos tudo sobre essa deliciosa opção e todos os seus benefícios.

1- O que é o inhame
2 – Principais propriedades do inhame
3 – Inhame no ciclo menstrual
4 – Como consumir o inhame

1 – O que é o inhame

O inhame é uma raiz tuberosa originária dos continentes africano e asiático. Hoje é encontrado também na América latina e Caribe. Por ser da mesma família da batata-doce, os dois alimentos são bem similares, muitas vezes confundidos um com o outro, mas, na prática, são bem diferentes.

O inhame é muito utilizado no nordeste do Brasil, sendo uma parte do café da manhã típico de alguns estados

Assim como a batata-doce, o inhame possui mais de um tipo, chegando a ter mais de 600 variedades registradas no seu continente de origem. Contudo, o inhame pode variar muito de tamanho, podendo ser similar a uma batata normal ou mesmo medir até 1,5 m e pesar 60 kg.

2 – Principais propriedades do inhame

O inhame possui muitas propriedades nutricionais interessantes para nossa saúde. E diferentemente da impressão que sua aparência nos dá, é um alimento muito versátil no preparo que pode ser aproveitado em sua integridade. Confira algumas das propriedades que fazem do inhame um alimento a ser introduzido em nossa rotina alimentar.

  • Baixo índice glicêmico: o inhame é um alimento com baixo índice glicêmico (IG), isso quer dizer que, quando comemos inhame, a absorção ocorra de maneira mais lenta. O resultado disso é que a energia fornecida pelo alimento é aproveitada por mais tempo, tornando o inhame uma ótima alternativa a ser consumida antes de atividades físicas.
  • Auxilia no controle da glicemia: o inhame é um alimento rico em fibras e amido resistente, que se comporta como fibra. Um estudo de 2013 relaciona esse tipo de amido a diversos benefícios para a saúde, como a diminuição do apetite, melhores níveis glicêmicos e melhor sensibilidade à insulina. Esses efeitos são atribuídos a quantidade de fibras e ao fato desse amido passar pelo intestino sem ser digerido.

  • Manter um bom índice glicêmico é importante para a saúde, principalmente se você está tentando conceber.

  • Fonte de vitaminas: além da abundância em fibras e amido resistente, o inhame é uma excelente fonte de vitaminas. Por ser rico em vitamina C, ele possui propriedades antioxidantes que auxiliam na manutenção do sistema imune. Além disso, o inhame possui vitaminas do complexo B, fundamentais para inúmeras funções fisiológicas como produção de energia e criação de DNA. E por último, mas não menos importante, o inhame é rico em magnésio e potássio, além de micronutrientes como cobre, necessários para a produção de células sanguíneas e absorção de ferro.
  • Anti-inflamatório: devido aos antioxidantes presentes no inhame, ele pode ser um grande aliado no combate às doenças inflamatórias crônicas e prevenção de suas complicações, como problemas cardíacos e obesidade.
  • Auxilia no desenvolvimento cerebral: além de atuar na regulação dos ciclos femininos, um estudo demonstrou que a diosgenina presente no inhame promove o crescimento neuronal e aumento das funções cerebrais.
  • Regulação dos ciclos femininos: por ser rico em diosgenina, um fito-hormônio que favorece a produção de hormônios sexuais, o inhame é muito utilizado por mulheres que buscam regular seus ciclos e estimular a ovulação.
3 – Inhame no ciclo menstrual

Apesar de ainda não existirem muitos estudos a respeito, as evidências científicas vêm sugerindo que o inhame pode ser um aliado à saúde da mulher. Isso ocorre por o inhame ser rico em diosgenina, um fito-hormônio com efeitos similares ao estrogênio.

Muitos casais recorrem à suplementação com inhame para auxiliar no processo de concepção.

Devido a essa semelhança, a diosgenina tem o potencial de auxiliar mulheres que têm o ciclo menstrual desregulado, facilitando o processo de concepção. Além disso, um estudo feito com mulheres durante um mês demonstrou um aumento de mais de 25% de dois hormônios estrogênicos, a estrona e o estradiol. O efeito prático disso foi uma redução dos sintomas da menopausa causados pela queda de estrogênio.

4 – Como consumir o inhame

O inhame é um alimento muito versátil, que pode ser aproveitado até a casca. Existem inúmeras maneiras de consumir o inhame e a mais adequada é aquela que você mais gosta. Diferente da batata, que é mais macia e tenra, o inhame tem uma textura mais firme e farelenta, o que pode causar estranhamento para algumas pessoas.

No Brasil, ele é um alimento regional, sendo mais facilmente encontrado na região nordeste do país, onde já faz parte dos hábitos alimentares da população.

Se você está incorporando o inhame na sua rotina, vale a pena testar todas as maneiras de consumi-lo, pois somente assim é possível ter uma ideia do que agrada mais o seu paladar. Algumas das formas mais comuns de preparo do inhame são:

  • Inhame assado
  • Inhame cozido
  • Purê de inhame
  • Inhame frito
  • Chips de inhame
  • Bolo de inhame
  • Pão de inhame
  • Chá de casca de inhame
Segundo a Medicina Tradicional Chinesa, o inhame atua equilibrando os centros energéticos dos órgãos mais profundos.

Além das maneiras citadas anteriormente, ou seja, as mais tradicionais, algumas pessoas preferem utilizar o inhame como suplemento. Para isso, a melhor maneira de consumi-lo é em cápsulas, pois podem ser facilmente ingeridas a qualquer momento do dia.

Para aquelas pessoas que preferem facilidade na hora de obter os benefícios do inhame, a Famivita desenvolveu as Cápsulas de Inhame. Um suplemento para quem deseja todos os benefícios da diosgenina sem ter que se preocupar em ter que cozinhar e encontrar uma maneira de inserir o inhame na rotina. Saiba mais sobre as Cápsulas de Inhame na nossa loja.

Agora que os segredos do inhame foram desvendados, é só você experimentar esse alimento cheio de possibilidades e se beneficiar de todas as suas propriedades. E não se esqueça: incorporar algo novo na dieta pode ser um pouco difícil, então, não desista antes de tentar inserir o inhame na sua rotina por mais de uma vez.

Sobre a marca: A Famivita reinventa e abre caminhos para chegar à gravidez sem necessidade de recorrer a tratamentos complexos e caros. Todos os produtos são desenvolvidos em conjunto com especialistas em fertilidade, médicos e as próprias mães, tendo o devido reconhecimento perante a Anvisa. Você pode encontrar todos os produtos Famivita aqui e pode verificar histórias reais e de sucesso de mulheres que conseguiram engravidar usando os nossos produtos aqui.

Sobre a autora - Patricia Amorim: Mãe de Joana, de Eduardo e de Melissa com um total de 7 anos de experiência em tentativas para engravidar. Ela é a idealizadora da marca Famivita e de um dos maiores portais de maternidade do Brasil, o Trocando Fraldas, que conta mais de 3 milhões usuárias mensais. Seu canal do YouTube possui mais de 250 mil inscritas.