Como funciona um teste de gravidez

  • Revisado por
    Patricia Amorim
    Idealizadora da Famivita


Para aquelas mulheres que estão tentando engravidar, não existe nada mais angustiante do que esperar a data da próxima menstruação. Sempre ficam dúvidas: será que ela vai atrasar ou será que o próximo teste vai dar positivo?

Essa ansiedade faz parte da rotina de todos os casais tentantes e não é raro que um primeiro teste seja negativo, para somente depois de alguns dias ou semanas, aparecer o tão esperado positivo. Isso acontece porque a maioria dos testes de urina (esses de farmácia) não são tão sensíveis na hora de detectar o hormônio que nos diz se estamos grávidas ou não.

Muitos casais experienciam diversos exames negativos antes de conseguirem conceber.

Mas, afinal, você sabe como uma fitinha aparentemente simples consegue informar o que está acontecendo dentro do nosso corpo? Ou seja, como funciona de fato um teste de gravidez?

No artigo de hoje vamos explicar os diferentes tipos de teste de gravidez que existem no mercado e detalhar como agem. Assim, você pode escolher de que forma quer seguir
controlando as suas tentativas.

1 – O que é um teste de gravidez
2 – Quais os tipos de teste de gravidez
3 – Como funciona um teste de gravidez
4 – Quando devo fazer um teste de gravidez
5 – Posso confiar nos testes de farmácia?

1 – O que é um teste de gravidez

O teste de gravidez é um exame cujo objetivo é dizer se a mulher está ou não grávida. Ele busca em uma amostra de urina ou sangue, retirada da mulher, uma porção específica de um hormônio chamado Gonadotrofina Coriônica Humana (hCG).

Esse hormônio já existe naturalmente no nosso corpo, contudo, uma parcela específica dele (a chamada “porção beta”) só se forma quando o trofoblasto (parte do embrião que dará origem à placenta) se une ao útero.

Por estarmos procurando a porção beta desse hormônio, denominamos os testes de gravidez de β-hCG (beta hCG).

2 – Quais os tipos de teste de gravidez

Existem dois tipos de teste de gravidez: os laboratoriais e os testes rápidos (que você provavelmente conhece como teste de farmácia). É importante destacar que embora os testes rápidos tenham uma ótima eficácia, para confirmar mesmo a gestação é interessante, posteriormente, sempre buscar o teste de laboratório – é o que faz a maioria dos casais, aliás.

Diferente do teste rápido, que irá verificar a quantidade de gonadotrofina coriônica humana (hCG) pela urina, o exame laboratorial é feito com uma amostra de sangue. O resultado prático disso é que, ao analisar a amostra, os técnicos conseguem detectar os níveis de hCG com muita precisão, sendo possível, inclusive, determinar a idade gestacional aproximada pela quantidade de hormônio.

Muitas mulheres ficam confusas com a grande variedade de testes.

Tipos de teste de urina

O princípio deste teste é o mesmo para todos os tipos. Como falamos antes, ele irá buscar na sua urina pelo hormônio β-hCG. O que irá diferenciar um teste, do outro, é a sensibilidade dele e a forma de coleta.

A coleta ocorre da seguinte forma:

  • Coletar a urina em um copinho e molhar a fita-teste no líquido
  • Coletar a urina em um copinho e por um conta-gotas mover uma pequena quantidade do líquido para um recipiente específico
  • Posicionar o teste no local esperado de saída da urina, para que a amostra seja coletada diretamente quando você urinar.

Sobre a sua sensibilidade, a maioria dos testes de gravidez terão a sensibilidade de 25mUI/mL, sendo capazes de detectar o positivo somente após o atraso menstrual. Contudo, algumas marcas possuem testes com uma sensibilidade maior, de 10 mUI/mL, conseguindo dar o resultado antes mesmo desse atraso.

É o caso, por exemplo, do Teste de Gravidez da Famivita. Ele possui a maior sensibilidade do mercado (10mUI/mL), detectando o positivo até três dias antes do atraso menstrual. Ou seja, muito antes que a maioria dos testes disponíveis no mercado. Além de ter sua qualidade atestada por ginecologistas, ele também conta com linhas super nítidas. Você encontra todas as informações sobre o Teste de Gravidez na nossa loja virtual.

Tipos de teste de sangue

Ao fazer um exame no laboratório existem duas opções: ele poderá ser tanto quantitativo quanto qualitativo. A versão quantitativo verifica a quantidade exata de β-hCG que está no sangue, enquanto a qualitativa analisa a presença do β-hCG. Ou seja, o hormônio pode ou não ser encontrado na sua corrente sanguínea.

Diferente de outros exames, o teste de gravidez pode ser feito nos laboratórios sem necessidade de requisição.

Mas se você prefere a segurança de um exame de sangue, mas não quer sair de casa, a Famivita tem uma ótima alternativa relacionada a isso. Trata-se do Exame Domiciliar Beta HCG. Através dele, uma enfermeira parceira da Famivita vai até a sua casa realizar a coleta do sangue e em poucas horas fornece o resultado do exame. Importante salientar que esse serviço é direcionado apenas para quem mora na grande São Paulo (SP).

3 – Como funciona um teste de gravidez

Como mencionamos no tópico anterior, ambos os tipos de teste de gravidez buscam pelo HCG, seja na urina ou no sangue. Mas, afinal, o que é esse tal de hCG e por que ele é tão importante assim para determinar se estamos ou não grávidas?

O que é o hCG

A gonadotrofina coriônica humana (hCG) é um hormônio presente no nosso corpo, produzido por uma estrutura do embrião, chamada trofoblasto. Aproximadamente 5 dias após a fecundação essa estrutura se une ao útero, sendo que mais tarde é justamente o trofoblasto que dará origem à placenta.

O hCG é composto por várias cadeias de aminoácidos e algumas delas fazem parte também de hormônios como o LH e o FSH. A porção beta do hCG, por outro lado, só é encontrada durante a gestação.

Por esse motivo, os testes de gravidez procuram por essa parte da cadeia do hormônio, conhecido como β-hCG, uma vez que se buscassem pelo hCG como um todo, os testes seriam positivos mesmo fora da gestação.

Os valores de referência para considerar um teste de gravidez como positivo são:

  • Negativo: qualquer valor menor que 5mlU/mL.
  • Inconclusivo: qualquer valor entre 5 mlU/mL e 24 mlU/mL. Nesses casos, a pessoa deve repetir o teste em alguns dias para confirmar a gestação.
  • Positivo: qualquer valor maior ou igual a 25mlU/mL.

Como funciona o teste de urina

Todos os testes de urina, independente de marca e modelo, funcionam da mesma forma. Eles utilizam uma técnica chamada “Sanduíche ELISA”. Nessa técnica, um anticorpo de captura específico para o β-hCG é fixado ainda na fábrica, na zona de teste da tira que compramos.

A maioria das pessoas não sabe que os exames de urina funcionam a partir de uma reação com anticorpos.

Ao entrar em contato com a urina, os anticorpos presentes no teste irão procurar por moléculas de β-hCG. Caso essas moléculas sejam encontradas na urina, os anticorpos irão ligar-se a elas, provocando uma reação química que faz com que a linha do resultado fique colorida.

Como funciona o teste de sangue

O exame de sangue funciona de forma diferente: após coletada uma amostra em laboratório, será medida a concentração do hormônio (no caso dos exames qualitativos) ou apenas identificada sua presença (se for do tipo quantitativo).

4 – Quando devo fazer um teste de gravidez?

Você pode e deve fazer um teste de gravidez sempre que suspeitar que pode estar grávida. A maioria dos testes disponíveis no mercado exige que se espere a menstruação atrasar, para que eles tenham condições de dar um resultado verdadeiro. Isso acontece porque sua sensibilidade para o β-hCG é menor, o que faz com que precisem de uma maior quantidade desse hormônio na urina para conseguirem detectar a gestação.

Outras marcas, por possuírem uma sensibilidade maior ao β-hCG, podem ser utilizadas antes do atraso menstrual. Então, o momento de fazer o teste depende muito da marca que você escolher.

Em contrapartida, é comum que as tentantes tenham em casa uma grande quantidade de testes, já que pretendem repeti-los a cada ciclo, ou mesmo mais de uma vez no mesmo. Pensando nos casais em busca do seu positivo, o Teste de Gravidez da Famivita pode ser adquirido em caixas com duas, cinco ou dez tiras. Ou seja, você paga um valor muito menor por cada tira de teste e ocupa bem menos espaço no armário.

Já no que se refere aos testes de sangue, eles podem ser feitos a qualquer momento, principalmente se você optar pelo quantitativo. Contudo, se a sua gestação estiver muito no início é possível que a quantidade do hormônio ainda seja muito baixa e você tenha que repetir o teste mais adiante. Mas o exame de sangue consegue detectar a gestação em um estágio bem inicial.

5 – Posso confiar nos testes de farmácia?

Por serem testes que exigem que haja uma quantidade mais substancial de hormônio no organismo, dificilmente um teste rápido terá como resultado um falso positivo. Porém, é importante ressaltar que mesmo que a chance disso acontecer seja inferior a 1%, ainda assim existem situações específicas que podem levar ao aparecimento do hCG sem ser por uma gestação.

O teste é considerado positivo assim que a linha de teste aparece.

Por outro lado, falsos negativos são muito mais comuns. Eles acontecem principalmente quando o teste é feito muito no início da gestação e os níveis de β-hCG na urina ainda são baixos. Um falso negativo percebido depois, não indica necessariamente que o teste utilizado seja ruim, mas sim que ele foi feito cedo demais.

De qualquer forma, independente do resultado obtido no seu teste rápido, o ideal é sempre realizar um exame laboratorial posterior para confirmar o resultado. E, sobre isso, a nossa dica é o Exame Domicilar Beta HCG da Famivita – uma análise laboratorial quantitativa.

Com ele, além de uma maior precisão nos resultados, você já pode saber aproximadamente com quantas semanas de gestação está. Coletado no conforto da sua casa, com a entrega do resultado em poucas horas, o exame se torna uma alternativa para o público que mora na grande São Paulo (SP). Todas as informações a respeito dele podem ser encontradas na nossa loja virtual.

A busca pelo positivo pode ser um pouco cansativa e estressante e a espera torna esse processo ainda mais angustiante. Felizmente, hoje temos várias possibilidades, tanto na hora de ajudar na concepção, quanto na hora de descobrir a gestação. Seja qual tipo de teste você opte por fazer, para todas as tentantes, desejamos que o positivo venha no próximo teste!

Sobre a marca: A Famivita reinventa e abre caminhos para chegar à gravidez sem necessidade de recorrer a tratamentos complexos e caros. Todos os produtos são desenvolvidos em conjunto com especialistas em fertilidade, médicos e as próprias mães, tendo o devido reconhecimento perante a Anvisa. Você pode encontrar todos os produtos Famivita aqui e pode verificar histórias reais e de sucesso de mulheres que conseguiram engravidar usando os nossos produtos aqui.

Sobre a autora - Patricia Amorim: Mãe de Joana, de Eduardo e de Melissa com um total de 7 anos de experiência em tentativas para engravidar. Ela é a idealizadora da marca Famivita e de um dos maiores portais de maternidade do Brasil, o Trocando Fraldas, que conta mais de 3 milhões usuárias mensais. Seu canal do YouTube possui mais de 250 mil inscritas.